Setembro é o mês de grandes desafios, é o palco em que se equacionam saberes já adquiridos e novas aprendizagens. Tem por cenário algumas interrogações, nervosismo, por vezes até lágrimas, mas também tem o sabor do reencontro, do rever caras amigas e de conhecer outras novas. Como em tudo tem sempre um lado mais salutar e outro mais complexo, do equilíbrio entre os dois resulta, por certo, crescimento, maturação... É essa espiral de desenvolvimento que cada criança tem para percorrer, alcançar, e é em prol disso a acção dos adultos que com ela interagem.
Setembro é, por execelência, o mês dos diálogos entre pais e filhos, da organização do quotidiano, dos horários, das regras, das rotinas, um conjunto de afazeres que organizam e tornam mais securizante o dia a dia das crianças.
Setembro é, por excelência, o mês do grande desafio da aprendizagem da linguagem escrita para quem inícia a escolaridade, o momento em que o desenvolvimento linguístico se interliga com a formalidade da aprendizagem; é o momento em que os grandes domínios linguisticos se evidenciam pela forma como se usa e adequa a linguagem, pela riqueza lexical e de construção e pela capacidade em reflectir sobre a mesma. A competência metalinguística, em particular a fonológica, vai ser determinante no aprender a ler e a escrever e no sucesso escolar futuro.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)