A dislexia manifesta-se ao longo das várias etapas de aprendizagem da leitura, sendo possível detectar alguns indícios de perturbação linguística logo em idades precoces – crianças que em idade pré-escolar denotam alterações na área da linguagem:
- Alterações na articulação de palavras, com omissão, inversão e confusões de sílabas ou fonemas dentro da palavra;
- Fraca expressividade verbal, com vocabulário reduzido;
- Dificuldade em recontar sequencialmente uma história ouvida;
- Dificuldade em identificar os elementos constituintes das frases e das palavras.
A par destas dificuldades também se identificam alterações na área psicomotora:
- Indefinição na dominância lateral;
- Dificuldades na estruturação do esquema corporal;
- Tendência para escrever letras em espelho;
- Não interiorização dos princípios básicos da escrita, que esta se organiza da esquerda para a direita e de cima para baixo.
A presença destas características é sempre motivo de intervenção adequada que possibilite à criança um trabalho específico nestes domínios e assim prevenir maiores dificuldades futuras.